quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Poeta de rua e dos bons!

O nome dele é complicado: Olivio Basievisctus. Mas a pessoa dele, pelo contrário, é deliciosamente simples. Olivio é um POETA DE RUA (e dos bons!) com o qual me deparei casualmente nas ruas de Brás Cubas (SP).

Sua abordagem é extremamente criativa; ele me parou e disse: - "fiz um poema para você na página"... eu fui conferir e falava de uma "loba" daquelas que prometem uivar no seu telhadinho...

Quando viu que eu estava muitíssimo bem acompanhada, ele teve jogo de cintura e disparou: - "já você está completo na página..."(muitos risos). De fato, a "página" em questão delineava um cara com pinta de caçador voraz, imagine (o caçador e a loba?).

Tanta espirituosidade me cativou. Olivio-sopa-de-letrinhas me fez abrir uma página qualquer, como num gesto de quem lê a sorte, sabe? Fui "sutil":

Leve viver Sábio
Que somente quem viveu
Viu!
Leve escrever em muros,
Que somente quem olhou,
Transcreveu.
Sincero em toda palavra,
Por mais dizer
Belo a quem escutava.
Certo escrito em versos,
A quem toda a vida
por saber,
Versar.

E de poema em poema, lá se vão 30 livros escritos, editados e 58 mil cópias vendidas pelas ruas a mórdicos R$15 (ele diz que estudante paga R$12).

- "Tem gente que se arruma e vai para a rua trabalhar. Eu me arrumo e vou trabalhar na rua!", disse o poeta que sai diariamente de Santo André onde vive para um bairro ou cidade para passar o dia EUpresariando - este é o trabalho perfeito!

Trinêmio - dos sentidos vistos em olhares é a sua obra mais recente. Sua venda, diz ele, ajuda a manter os dois filhos cuja guarda acaba de conseguir na justiça. Eu sempre disse aos meus filhos que o conhecimento seria meu maior legado. É, de fato, o único legado que os pais deixam. O alicerce para a construção da pessoa completa.

Quem quiser adquirir a obra do meu ilustre colega poeta, pode encontrá-lo às terças-feiras no Masp, das 10 às 16 horas e aos sábados na pitoresca Feirinha da Liba (Bairro da Liberdade, SP) neste mesmo horário. No caso de Basievisctus, o céu é um belo telhado!

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

BlogBlogs.Com.Br