sábado, 6 de setembro de 2008

A quantidade de dados processada pelo Google, e sua equivalência em arroz

Postado por: Tomás Frota
em Buscadores
replicado pela Limonada Virtual

"Eu sempre imaginei a quantidade de dados que o Google armazena, eu até cheguei a ler isso em um White Paper que foi liberado à época do IPO deles, mas não lembro mais. Uma coisa que eu lembro é que todos os dados do Google são armazenados de forma redundante, e que o sistema deles é tão brutal que quando um servidor “morre”, ele simplesmente tem a energia cortada pelo sistema e os dados que ali deveriam estar passam a ser replicado em outra máquina, e assim fica até que chegue um ciclo de revisões.

Mas uma coisa que eu nunca parei para pensar, confesso, é quantidade de dados que o
Grande G processa por dia, segurem o queixo, são impressionantes 20 PETABYTES de dados processados POR DIA. Só para dar uma idéia, um petabyte são 1024 TERAbytes, ou se preferirem, 1.048.576 GIGAbytes.

Descobri que o número foi revelado por um blog chamado
Nial Kennedy’s Weblog. Descobri isso através de uma interessantíssima postagem no blog da Managed Networks em que ela compara bytes a caroços de arroz, um byte = um caroço de arroz.

Se um byte, um caroço de arroz…


Agora vamos ao Kilobyte, são 1024 bytes, uma pequena tigela de arroz, meia porção.



O megabyte seria quase uma saca de arroz, 25Kg para ser mais preciso, ou se preferirem, 1.048.576 grãos de arroz.



Agora em vez de uma saca, vamos precisar de um container para armazenar o equivalente a um gigabyte, 1.073.741.824 grãos de arroz (chegamos à casa do bilhão).


O terabyte vai precisar de um navio de containers para transportar seu equivalente em arroz, chegamos agora à casa do trilhão de grãos! Com esta quantidade de arroz, todos os habitantes da Europa poderiam fazer uma refeição.


Ainda usando o exemplo acima, seriam necessárias 210 viagens do maior navio de containers do mundo para conseguir transportar o quatrilhão de grãos de arroz equivalentes a um petabyte!
Deu para entender bem a alegoria? Pois então fique sabendo que serão necessárias 4200 viagens para os 20 Petabytes, esta quantidade de arroz seria capaz de cobrir com uma camada de 20 metros o centro de Londres."


Fonte: Cyber Vida
Note que mantive o conteúdo entre aspas e citei o autor e a fonte.
Respeite, você também, os direitos autorais @}--,--

Links relacionados:
- Nove provas de que o Google é, na realidade, Deus, Gilberto "Knuttz"
- O garoto que achou a fé [Charges, UOL]

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

BlogBlogs.Com.Br