sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Você tem PIC?

" Eu gosto dessa idéia de agarrar o sol com as mãos." - Tina Andrade


Há uma frase que diz "a sorte é um dividendo do suor: quanto mais você sua, mais a sorte agracia". O sucesso não é encher os bolsos de dinheiro! Você já pode encarar o sucesso como "ter êxito nas coisas que se propõe a fazer".

O Brasil, acredite, ocupa um dos primeiros lugares no ranking das INICIATIVAS EMPREENDEDORAS, mas desde que eu me entendo por gente ouço dizer que somos um país em (eterno) desenvolvimento...

Por quê? Porque apesar de o brasileiro ser extremamente criativo (o que é sinônimo de inventivo, inovador), na maioria das vezes só cria, não executa, não produz.

Por isto, se quiser ter sucesso em suas iniciativas, precisa querer transformá-las em "acabativas"! E para isto vai precisa ter dom, talento e vocação. Muita gente tem dom, mas não tem talento ou tem talento, mas não tem vocação...

O dom está gravado no código genético da gente - é aquilo que nos faz fazer coisas que poucos sabem fazer como nós fazemos (ufa!), ou seja, na-tu-ral-men-te, sem treino. Por exemplo: nadar como um peixinho ou cantar como um rouxinou...

Já o talento é algo que a gente aprende a fazer e faz bem, aprende por repetição, exercita, aprimora! Só que muitas vezes, mesmo tendo dom natural ou um enorme talento, falta a vocação. Acho que é aí que muita gente se perde: a vocação está diretamente ligada ao QUERER FAZER! E pra isso é preciso ter PIC (paixão + inspiração + criatividade)!

Você tem PIC? Pois é... muitas pessoas cujo dom ou talento são simplesmente divinos, no sentido de "dádivas de Deus", não estão sabendo aproveitá-los.

Você já deve ter dito ou ouvido alguém dizer "quero tanto fazer uma faculdade"... Mas certamente nem abriu a página de concursos para saber com quantas vagas irá concorrer ou quais as matérias terá de estudar... Tem gente que nem mesmo definiu o curso.

Da mesma forma, muitas pessoas estão "querendo" algo constantemente, mas não estão "fazendo" coisas que as ajudem a tornar seus desejos factíveis, reais.

O que você está lendo? A que horas do dia acorda? O que faz das suas manhãs? Com o que irá presentear-se no seu aniversário? Qual será seu próximo destino de férias ou passeio?... Que atitude você tomou HOJE que lhe ajudará a encurtar o caminho até o objetivo? A propósito: QUAL É O SEU OBJETIVO NA VIDA?

Se você trabalhar para pagar contas, economize ficando em casa! Se trabalha por dinheiro, é porque não tem um sonho, uma motivação. Então motive-se para o trabalho e aí, sim, terá o dinheiro necessário para lhe fazer feliz. E pode acreditar que a sua realização vai promover muitas outras pessoas.

Agora, se seu "fazer" está limitado a criticar as notícias que você assiste nos telejornais, ouve ou lê, ou todo o seu "esforço" está em apoiar-se nas idéias fabricadas pelas pessoas que te amam (e por isto (também) torcem para o seu sucesso), certamente um dia, quando você estiver no topo, alguém terá perdido as forças. Porque NESTE CASO 100% da sua realização exigiu apenas 1% de seu talento contra 20% da inspiração e 79% da transpiração de outra pessoa!

Se mudar sua postura (e ainda está em tempo) e souber pelo menos corresponder às expectativas que estas mesmas pessoas depositam ao empreender em você, mais tarde, quando estiver brindando seu sucesso haverá pelo menos uma taça tilintando a sua.

Costumo dizer que: "se você está bem, tudo e todos em sua volta o estarão". Você vai estar em condições de SERvir! Mas o melhor de tudo será poder contar você mesmo, o que fez para se sentir bem assim. Esta é uma sensação impagável.


Creative Commons License
Você tem Pic? by Tina Andrade is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at http://www.tinandrade.info/blogger.htm.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.tinandrade.info/2008/01/rights.html.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

BlogBlogs.Com.Br